NOTÍCIA

09/01/2019
MÉDICOS ISRAELENSES PROÍBEM "CURA GAY"



RIO — Ativistas LGBT israelenses comemoraram nesta quarta-feira a proibição de terapias médicas que supostamente transformariam homossexuais em heterossexuais. Ainda assim, ressaltam, é preciso trabalhar com grupos religiosos que apoiam as polêmicas "curas".


Os médicos que realizarem a terapia de conversão podem agora ser expulsos da Associação Médica de Israel (IMA), que representa 90% dos médicos do país, se uma queixa for apresentada ao seu comitê de ética, disse a porta-voz do IMA, Ziva Miral.


"Os tratamentos para mudar a orientação sexual foram considerados ineficazes e podem causar danos mentais, como ansiedade, depressão e tendências suicidas", disse o IMA, em comunicado.


A terapia de conversão, que pode incluir hipnose e choques elétricos, baseia-se na crença de que ser lésbica, gay, bissexual ou transgênero é uma doença mental que pode ser curada.


De acordo com a ILGA, uma rede de grupos de direitos LGBT, o procedimento é usado em muitos países, exceto Malta, Equador e pouco mais de uma dúzia de estados americanos, onde sua prática é vetada. Vários países estão considerando proibições, incluindo Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália.


Ruth Gophen, uma das autoras de um artigo do IMA publicado nesta segunda-feira, disse que é impossível estimar quantos israelenses passaram pela terapia de conversão, porque geralmente é feito secretamente, já que a maioria dos médicos considera o tratamento antiético.


Israel é um dos poucos países do Oriente Médio — junto com Jordânia e Bahrein — que permitem relações entre pessoas do mesmo sexo. Em diversas nações da região, este relacionamento é punido com pena de morte.


No entanto, muitas comunidades religiosas em Israel, onde mais de 70% de seus 9 milhões de habitantes são judeus, são profundamente conservadoras.


Chen Arieli, presidente da Associação Israelita LGBT, descreveu a proibição do IMA à terapia de conversão como um "avanço", mas disse que proibir a prática pode dificultar sua erradicação em comunidades onde ela é mais comum.


— Nosso objetivo é fortalecer as organizações religiosas LGBT para ajudá-las a alcançar os jovens que podem estar em risco de receber tratamento de conversão — explica Arieli.



Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/medicos-israelenses-proibem-cura-gay-23359333?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

X