NOTÍCIA

13/02/2019
IBDFAM rompe fronteiras e desembarca no Japão: Maria Berenice Dias é convidada de simpósio sobre direito homoafetivo


“O IBDFAM está cruzando o mundo e rompendo fronteiras”. Écom essa frase que Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileirode Direito de Família (IBDFAM), destaca o convite que ela recebeu daUniversidade de Tóquio para participar do Simpósio de Direito ComparadoBrasil-Japão: Direito Homoafetivo, em Tóquio, nos dias 17 e 18 de fevereiro,quando abordará o tema: Casamento Homoafetivo no Brasil.

 

Além de participar do evento universitário, a advogada serárecebida pela Suprema Corte do Japão e pelo Tribunal de Família. Ela também sereunirá com advogados ativistas da causa LGBTI e membros do movimento queexiste no Japão.

 

Para Maria Berenice, o convite foi uma ótima e imprevistanotícia recebida. “Eu fiquei muito surpresa quando recebi uma mensagem deTóquio me convidando para fazer uma palestra sobre Direito Homoafetivo. Fiqueimuito feliz porque essa é uma expressão que eu cunhei aqui no Brasil e nãosabia que tinha chegado lá. Foi bastante inusitado também por esse aspecto”,disse.

 

Também presidente da Comissão de Direito Homoafetivo eGênero do IBDFAM, Maria Berenice explica que a proposta do convite aconteceu emrazão de não existir nenhuma legislação assegurando qualquer tipo de direitopara a população LGBTI no Brasil e no Japão. No entanto, aqui nós possuímosmuitos avanços. A organização do simpósio considera que a advogada foi a grandeartífice dessa construção ao longo de todo esse tempo.

 

“Eles organizaram esse evento para dizer que existe apossibilidade de construir esses direitos mesmo sem nenhuma legislação. Entãoessa é a proposta, de ir para lá apresentar a nossa realidade e debaterideias”, afirma.

 

Para a sua apresentação no Simpósio de Direito ComparadoBrasil-Japão, ela leva alguns boletins, revistas e demais obras do IBDFAM a fimde exemplificar a palestra que será traduzida ao público. A ideia, de acordocom a advogada, é mostrar que esse novo conceito de direito das famílias foipossível graças às lutas do IBDFAM, que acabou prestando o valor jurídico aoafeto, inserindo todas as formas de convívio afetivo dentro do conceito defamília.

 

“A ideia é primeiro mostrar essa abertura do direito dasfamílias, que foi feita pelo IBDFAM, até a linha mestra das mudanças queaconteceram. Também vou aproveitar para levar o tema dos intersexuais, dizerque, pela primeira vez, este tema é abordado no Brasil juridicamente, paratambém se avançar neste sentido no Japão, levar essa discussão e nossapreocupação com a questão dos direitos de pessoas intersexuais”, anuncia.

 

Maria Berenice também irá tratar da questão da adoção, outrotema de interesse manifestado pelos japoneses, que conta com importantesparticipações do IBDFAM no cenário jurídico, além do projeto CriançasInvisíveis.

 

“De lá, eu recebi algumas perguntas importantes, que é umapreocupação que eles têm com a questão da adoção. Escrevi um artigo,recentemente, sobre o assunto que irei abordar, além de falar do nosso projetoCrianças Invisíveis e de todo o problema que nós temos no Brasil. Vai ser umaviagem muito proveitosa para também conhecer como as coisas funcionam lá,estudar esses temas”, destaca.



Fonte: http://www.ibdfam.org.br/noticias/6851/IBDFAM+rompe+fronteiras+e+desembarca+no+Jap%C3%A3o%3A+Maria+Berenice+Dias+%C3%A9+convidada+de+simp%C3%B3sio+sobre+direito+homoafetivo

X